domingo, 17 de junho de 2007

Qual é o problema?

O problema é que até hoje não foi solucionado a maneira correta de se ensinar, pois muitas vezes o que estudamos fica longe das nossas práticas do dia-a-dia. As perguntas e respostas prontas é um meio mais fácil de se adquirir conhecimentos tanto para o aluno quanto para o professor, onde para ambos pensar em transformar o conhecimento fica a mercê. Mudanças repentinas deixa qualquer aluno sem saber o que irá fazer, o professor é visto como um sábio, um intelectual, alguém que tem solução para tudo, e o aluno simplesmente quer as perguntas prontas como a do vestibular. Mas será que na vida profissional requer que eu repita o que eu aprendi ou faço pergunta para solucionar os problemas que, estão me atingindo. Nem tuda na vida esta certo ou errado, faça sempre perguntas na sua vida, pois é mais importante do que as respostas.
Qual o olhar que temos hoje na educação brasileira? Não é passar no vestibular? Então qual é a forma mais correta de se ensinar?

3 comentários:

francisco disse...

É uma reviravolta no ensino brasileiro. É uma mudança e deverá acontecer por nós professores educacionais. Não temos que lançar mais o jogo das perguntas e respostas para nossos alunos e alunas, temos que incentivá-los para que eles próprios criem as perguntas e respondam conforme seus juizos de valor.
Abraços!!
Prof Francisco Laus-Matemática

sibele disse...

Temos aos poucos de nos atualizar com esee contexto até efetivamente poder construir toda uma postura educacional de países de primeiro mundo no que diz respeito a como incentivar nossos alunos com uma nova metodologia de ensino perguntas e respostas.

MARIZA disse...

Legal saber que vc está inovando, entendendo de computador... rs